I Semana da Saúde do Senac

Entre os dias 15 e 19 de março, aconteceu a I Semana da Saúde do Senac, um evento realizado para proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas e Saúde Bucal, um momento de discussão e atualização. Foram abordados e expostos assuntos inerentes às áreas de atuação dos profissionais, juntamente com minicursos para capacitar ainda mais os futuros técnicos atuantes da capital e do interior.

foto1O evento teve como objetivo a integração entre os cursos da área da saúde, com olhar multidisciplinar de suas especificidades. Para o aluno, visou aglomerar o máximo de informações para ter êxito na sua vida profissional, possibilitando a interação entre os estudantes e os profissionais da área, favorecendo o acesso a novas informações, contribuindo com o conhecimento e aprendizado.

Na capital, Boa Vista, contamos com a presença da Diretora Regional do Senac Roraima, Lisiane Carnetti, da Coordenadora dos Cursos Técnicos, Lilian Paiva, do Presidente do Conselho Regional – COREN/RR, Dr. Josias Neves, do Presidente do Conselho Regional de Farmácia, Dr. Farmacêutico/Bioquímico Adônis Cavalcante, do Representante do Posto Médico da Guarnição de Boa Vista, Major Rodrigo Paz, da Equipe Bravo 5 do SAMU, dos instrutores da instituição, dos discentes dos cursos técnicos em saúde do Senac e contamos também com a presença de acadêmicos de instituições vizinhas. Já em São João da Baliza, contamos com a presença da equipe SESC, em nome da Coordenadora Naira Sargica, da Chefe da Casa do Produtor Rural São João da Baliza, responsável pelo Programa Aquisição Alimentar (PAA), Zenaide Nascimento, da Comandante do 3° Pelotão da 6ª CIPM do CPI, Tenente Andréia Wottrich, dos instrutores, dos alunos da instituição e da comunidade.

foto2  foto3

Além das palestras, minicursos e apresentações dos discentes, o evento na capital ofertou atendimentos de testes rápidos para a comunidade. No interior, além dos testes rápidos, tivemos uma roda de conversa com Pioneiros de Enfermagem – 1993, onde aconteceu uma pequena homenagem aos técnicos atuantes no município de Baliza, um momento esportivo, café cultural, gincana intercursos, atendimentos de beleza e uma parceria com Atenção Básica do Município de Baliza, que nos presenteou com oferta de vacinas.

Adriano Reis, acadêmico do curso técnico em enfermagem, comentou sobre o que o evento lhe proporcionou, descrevendo essa interação entre os cursos envolvidos. "O evento me proporcionou mais aprendizado, pois trabalhamos em um meio que podemos aprender com cada uma das áreas que ali estavam, e essa troca de conhecimento em um evento aberto ao público, tendo um aproveitamento real da área, foi muito gratificante."

Jiulian Barbalho, acadêmica do curso técnico em análises clínicas, declarou: "O evento ampliou o nosso conhecimento em questão de muitos pontos que eu ainda não conhecia, de como devemos trabalhar com os funcionários de outros departamentos, como agir frente a um atendimento. A contribuição foi em mostrar onde cada área atua, explicando quem recebe o paciente, qual a doença que ele tem, quem entrega o diagnóstico e afins", concluiu.

O evento foi pensado e planejado para auxiliar os discentes sobre a forma de trabalho de cada área dentro do mercado de atuação, proporcionando uma troca de experiência.

foto4O Instrutor e Enfermeiro Paulo César também destacou a importância do evento. "Nós trabalhamos com uma integração e interação com o público técnico, pensamos nessa troca de experiência e conhecimentos entre as áreas. Tivemos aqui um grande número de alunos de diversos cursos, por isso é importante poder estar trabalhando em conjunto, somos uma engrenagem, um precisa do outro para poder estar atendendo e proporcionando esse bem estar e saúde para o nosso cliente."

A I Semana da Saúde foi de grande importância para os alunos da instituição e para a comunidade, pois esse aprendizado entre as áreas é relevante para a troca de entendimentos, fazendo nascer um crescimento intelectual, um amadurecimento maior em cada um que realmente se dedica a aprender.

Segundo o Bioquímico, Dr. Fernando Costa, uma vez que você tem um profissional qualificado para uma determinada ação, você passa a ofertar à comunidade um profissional hábil. Essa comunhão entre as disciplinas cria nesse profissional um desenvolver muito grande, para que saiba se portar durante uma situação adversa e não somente naquelas protocoladas.

A Instrutora Orlete Rodrigues, da Unidade Senac Baliza, acredita que o evento conseguiu mostrar aos alunos que não basta apenas saber executar as técnicas e procedimentos ensinados em sala de aula, que o profissional da área da saúde lida com pessoas, com vidas, portanto deve estar preparado para acolher a todos da melhor forma.

Você está aqui: Home Imprensa Notícias I Semana da Saúde do Senac
SENAC IDIOMAS