Senac - Roraima

Abrigo “Viva Criança” recebe roupas confeccionadas por alunos do curso de “Costureiro”

IMG 2831 - CópiaAção fez parte do Projeto Integrador da turma. Sapatos também foram doados.

Os formandos do curso de “Costureiro” doaram 35 peças de roupa para as crianças da casa de acolhimento infantil “Viva Criança”, na última segunda-feira (14), como parte do Projeto Integrador (PI) de conclusão de curso. Foram vestidos para as meninas e jardineiras para os meninos, todos confeccionados pelos próprios alunos do curso, que aconteceu na unidade Bernardo Cabral e foi ministrado por Jéssica Alves.

Circuito de Moda do Senac traz programação variada de cursos e workshops

O “Viva Criança” foi fundado em 2010 pelo Governo do Estado e fica na rua Monte Roraima, 100, no bairro São Vicente. Crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade (como sofrer violência ou abandono) são encaminhadas judicialmente para o espaço, no qual ficam em quartos e têm acesso a sala de vídeo, refeitório e um pequeno playground. Os menores precisam ter vindo do interior do Estado (crianças de Boa Vista ficam no abrigo “Pedra Pintada”, mantido pela Prefeitura).

Os alunos e a instrutora Jéssica Alves chegaram de van e trouxeram, além das roupinhas, bolo, salgados, refrigerante, balões e também doações de sapatos arrecadados pela própria turma. Os pequenos, que não podem ter seus nomes divulgados, experimentaram as vestimentas na mesma hora.

Quais as opções de carreira no mercado de Moda?

“A nossa pedagoga na unidade Bernardo Cabral, Cleonice Lima, já trabalhou na instituição e foi quem sugeriu que fizéssemos esta ação aqui. Então eu visitei o local para combinar a entrega das peças pessoalmente pelos alunos”, detalhou Jéssica.

Trâmite

Para que um grupo como o do Senac realize esse tipo de ação, a diretora Nathanne Rosa detalha que é preciso enviar um ofício sobre o projeto e a lista de nomes e CPF´s de cada um, para aguardar a disponibilidade de data. Os finais de semana são mais propícios, quando as crianças não estão na escola. Qualquer tipo de mantimento pode ser doado, inclusive por pessoas “avulsas” (que não estão em grupo). “Atendemos o público em horário comercial, pelo celular 984024862, que é o meu corporativo”, disse Nathanne.

É importante lembrar ainda que os menores esperam a chance de receberem um lar. Para adota-los, é preciso entrar em contato com o abrigo. O processo envolve visitas acompanhadas pelos funcionários. Hoje, vivem no local: três crianças de 3 anos, uma de 4 anos, uma menina de 16, outra de 12 e treze meninos de 5 a 12 anos.

“Alguns estão aqui desde que nasceram. Nós os acolhemos com todo o cuidado, pois elas vêm de contextos de abandono e violência. Realizamos atividades extracurriculares, levamos elas à escola. Fazemos o possível para que aqui seja uma casa para elas, mas toda ajuda é bem-vinda”, comentou a diretora.

Nayra Wladimila
Comunicação Senac RR

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Abrigo “Viva Criança” recebe roupas confeccionadas por alunos do curso de “Costureiro”