Senac - Roraima

Desenvolvendo cidadãos conscientes

entregarevistaadobesiteAlunos de “Pacote Adobe” vão muito além das ferramentas e produzem revista sobre sustentabilidade.Material enriqueceu seus portfólios e proporcionou crescimento profissional e pessoal.

Solidariedade, saúde e sustentabilidade: são os três eixos da revista “Antes & Depois”, produzida como Projeto Integrador pela turma de 2017 do curso “Pacote Adobe” do Senac. O lançamento foi na última terça (28), durante a aula do atual curso de informática da unidade, “Operador de Computador”.

A escolha por esses temas é fruto do projeto “Sou Cidadão”, no qual a diretora regional do Senac, Lisiane Carnetti, convidou o instrutor dos cursos de Informática e Design Gráfico da instituição, Adriano Martins, a sempre desenvolver seus Projetos Integradores de forma a estimular uma postura humanizada de seus alunos.

Confira os cursos de Informática e Design com matrículas abertas

Assim, os dez alunos de “Pacote Adobe” planejaram e produziram a revista ao longo de um mês. Em vez de anúncios publicitários, as páginas contaram com campanhas sobre cuidados com alimentação, trânsito, meio ambiente e epidemias. Há dez matérias jornalísticas (entre reportagens, entrevistas e artigos) também feitos pelos estudantes, abordando desde o descarte de pilhas e baterias à solidariedade com os refugiados da Venezuela, passando pelo Projeto Senac Sustentável e o desperdício de alimentos.

Cem exemplares foram impressos e foram distribuídos entre a turma de “Operador de Computador”, além dos próprios formados em “Pacote Adobe” e a equipe do Senac. Em julho, durante o Fórum de Presidentes da Fecomércio que reuniu 16 Estados em Boa Vista, o trabalho ainda foi apresentado e aplaudido pelas direções regionais e nacional do Senac. Agora, ele irá para o portfólio de uma equipe que muito se empenhou para a sua realização.

Cópia 3O5A0578 -  - Cópia

Turma de "Operador de Computador" lendo a revista produzida pela turma de "Pacote Adobe". Foto: Yanna Mesquita/Comunicação Senac RR

Atitude

Cinco dos dez alunos que produziram a “Antes & Depois” estiveram presentes no lançamento. Yngrid Oliveira, que cursa “História” na Universidade Federal de Roraima e viu no design gráfico um recurso para aprimorar suas futuras aulas e seu atual trabalho com decoração de festas, era só elogios. “O papel de um professor é muito importante para inspirar os alunos, e um aluno interessado move uma turma inteira”, declarou.

Márcio de Souza também buscava apenas o domínio de ferramentas e foi convidado pelo seu instrutor a ler muitos materiais sobre sustentabilidade. “No início estranhei, mas entendi que a intenção do Senac é a de nos desenvolver enquanto ser humano. Fico muito feliz por ter conhecido pessoas tão dedicadas aqui”, relatou.

Aluno de "Editor de Animação" descobre mercado inexplorado em Roraima
Bruna de Castro, que conquistou seu atual emprego em uma agência de publicidade graças à produção da revista e ao curso da instituição, ainda foi estimulada por Adriano Martins a prestar vestibular para “Design Gráfico”, sua graduação atual. “Agradeço muito”, elogiou.

Orgulhoso e grato, o instrutor reconheceu a união da turma, a sua habilidade e a sua maturidade em desenvolver todo o projeto. “Além de estudar, a gente tem sempre que ter atitude, saber não só como fazer, mas de fato fazer”, ensinou.

3O5A0650 - Cópia da cópia

Grupo tirou selfie com o instrutor Adriano Martins após entrega de caneca e agenda personalizadas pelos próprios alunos. Foto: Yanna Mesquita/Comunicação Senac RR

Apoio

Marnes Luís Arenhart, designer gráfico e coordenador do Programa Senac Sustentável, desenvolvido pelo departamento de Roraima, contribuiu na finalização para impressão do projeto e também participou do lançamento. “Apresentei o Programa nos primeiros dias de aula deles, mostrando o que fazemos enquanto instituição e o que eles podem fazer em suas casas para preservar o meio ambiente. Um material como essa revista me traz muita alegria”, comentou.

Criado pelo regional de Roraima, Programa Senac Sustentável reduziu uso de descartáveis, dentre outras mudanças

A gerente de educação profissional, Eliane Lino, também ficou satisfeita com o que viu. “A gente vê que está no caminho certo, pois o que foi entregue pelos alunos e pelo Senac não fará a diferença apenas no mercado local, mas esperamos que todos os nossos alunos estejam cada vez mais envolvidos em iniciativas que façam a diferença no mundo”, desejou.

Nayra Wladimila
Comunicação Senac RR

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Desenvolvendo cidadãos conscientes
SENAC IDIOMAS