Senac - Roraima

Moda x Estilo: qual a diferença?

IMG 9526 - CópiaA instrutora de Moda do Senac, Jéssica Alves, explica.

O que é estilo? É se identificar em uma tribo urbana, como o punk e o sertanejo? É adotar sempre determinadas peças de roupa? É acompanhar o que muitos estão vestindo? Para a instrutora de Moda do Senac Roraima, Jéssica Alves, tudo isso faz parte do estilo, mas ele é mais abrangente: é uma maneira de se vestir que reflete a sua personalidade.

Estilo e Imagem Pessoal e outros cursos de Moda com inscrições abertas

Por exemplo, se você é uma pessoa que não tem paciência para se arrumar e acaba sempre escolhendo peças mais básicas, como jeans e camiseta branca, dificilmente você acompanhará uma tendência de roupas mais extravagantes; assim como se você se sente à vontade sempre que ganha ou compra algo colorido, pode querer acrescentar um acessório assim se tiver que usar uma roupa monocromática.

Turma de "Costureiro" finaliza curso confeccionando roupas para abrigo infantil

Enquanto a moda está sempre mudando, o estilo acompanha apenas as evoluções da nossa personalidade (como a profissão e a idade) e a nossa realidade. É ele quem usa a moda ao próprio favor, estando adequado às ocasiões.

Quais as opções de carreira para quem trabalha com Moda?

“Ele tem a ver com a maneira como fomos criados, com o lugar em que moramos e com o nosso comportamento. Às vezes nós queremos o estilo de outra pessoa, mas ele não se encaixa no nosso e nos sentimos desconfortáveis”, acrescentou Jéssica.

IMG 9514 - Cópia

 Jéssica Alves em evento do Senac em parceria com a Carmen Steffens. Foto: Yanna Mesquita/Comunicação Senac RR

Apesar de ser pessoal, existem sete estilos que são universais, persistindo ao longo dos séculos. Cada indivíduo costuma combinar dois ou mais deles. A instrutora de Moda detalhou quais são:

  1. Esportivo ou natural: “não é necessariamente ligado a esportes, e sim à praticidade, ao conforto, à facilidade e a uma vaidade menor."
    estiloesportivo
  2. Elegante: “menos é mais. Busca pouca atenção, foca no detalhe, tem uma linha mais minimalista."
    estiloelegante
  3. Tradicional: “geralmente ligado à posição de poder, ele é mais formal."
    estiloclassico
  4. Romântico: “acessórios e/ou roupas rebuscadas, de décadas anteriores (principalmente dos anos 1950 e da Belle Époque [na virada do século 19 para o 20]). É o uso de uma cintura marcada, remetendo a mais fragilidade. Mas isso não quer dizer que este estilo é para uma mulher mais fraca ou fofinha."
    estiloromantico
  5. Sexy: “é a escolha de roupas e acessórios que além de valorizar uma silhueta harmoniosa, mostram um pouco a mais dependendo da ocasião. ”
    estilosexy
  6. Dramático: “cosmopolita, moderno, contemporâneo. Atento às tendências.”
    estilodramatico
  7. Criativo: “se encaixa nas tribos urbanas e/ou nos artistas, não seguindo as regras de estilo, usando de uma composição mais artística e conceitual do que comercial.”

    estilocriativo

E então? Qual é o seu estilo?

Nayra Wladimila
Comunicação Senac RR

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Moda x Estilo: qual a diferença?
SENAC IDIOMAS