Senac - Roraima

Historia

O Senac RR

"A Educação é a única forma de transformarmos a nossa sociedade". Foi com este pensamento que o empresário Antonio Airton Oliveira Dias trouxe o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD para Roraima.

Empreendedor nas áreas de capacitação profissional, educação, cultura, esporte, lazer e saúde, ele implementou a Federação do Comércio em abril de 1991, para fomentar o setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Assim, o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) foi fundado em Roraima, em janeiro de 1999. No início, a sua localização era em um prédio alugado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, contando apenas com um salão de beleza-escola, uma cozinha pedagógica, um laboratório de garçom, um laboratório de saúde, dois laboratórios de informática e três salas de aula comuns. A capacidade de atendimento diária era de 525 pessoas.

Logo a instituição cresceu: em 2004, a atual sede na avenida Major Williams foi inaugurada, sob o nome de Centro de Educação Profissional Ministro Ernane Galvêas.

O prédio, moderno e amplo, recebeu uma demanda tão grande que necessitou da abertura de outra unidade: em abril de 2010, o Centro de Educação Profissional Bernardo Cabral iniciou as atividades. Localizado estrategicamente no bairro Asa Branca, ele atende à população da zona oeste de Boa Vista, a maior da capital.

Em 2013, apenas três anos depois, nasceu o Centro de Idiomas Paulo do Vale Pereira Filho, um dos melhores da categoria no Estado, graças à sua metodologia de imersão, com boa parte de seus professores nativos. A escola é também a única da região Norte com uma Esquina Americana, com títulos atualizados cedidos pela Embaixada daquele país, além de aconselhamento educacional sobre como estudar nos Estados Unidos.

Em 2014, foi a vez do Senac chegar ao interior de Roraima, atualmente com quatro unidades fixas.

Airton Dias faleceu em 2016, após 25 anos de muito trabalho no Sistema Fecomércio. Ademir dos Santos, que já exercia a presidência da Federação desde o início daquele ano, seguiu o sonho de contribuir para que o setor de Comércio local se desenvolvesse, por meio de cursos profissionalizantes e inserção no mercado.

Ademir foi tesoureiro durante 16 anos na Federação e vice-presidente do Sistema. No Senac, foi conselheiro com forte participação nas deliberações. À frente da Fecomércio, ele traz as suas vivências como empresário atuante e sua visão moderna do varejo local.

Hoje, o Senac tem mais de 180 cursos em Aprendizagem, Formação Inicial e Continuada (cursos livres, de curta duração), Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação Superior, Idiomas, todos ensinados presencialmente ou à distância, em plataforma própria.

Para as pessoas com baixa renda, é possível estudar por meio do Programa Senac de Gratuidade e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Senac possui ainda centros de saúde e beleza com atendimentos disponíveis à população, bem como programações sociais, e Projetos Integradores de conclusão de curso, que promovem a solidariedade e o bem-estar das comunidades do Estado. Seus processos seletivos para contratação de funcionários são transparentes e com grande número de inscrições.

Com o Senac Varejo, é a vez dos empresários terem cursos e palestras voltados às tendências do mercado, com a orientação de profissionais renomados e atualizados.

O Banco de Oportunidades auxilia os contratantes a captar talentos, integrando ex-alunos ao emprego dos sonhos. O Programa de Aprendizagem Comercial, direcionado a jovens de 14 a 24 anos sem experiência, qualifica-os tanto com as melhores técnicas quanto com os valores pessoais essenciais para uma trajetória promissora e equilibrada.

Muitos ex-alunos já estão contratados, ou montaram seus próprios empreendimentos a partir das lições do Senac.

Todo este sucesso foi fruto da perseverança, do espírito empreendedor e também da competência e da união de toda uma equipe. Convivendo em um ambiente agradável, a equipe diariamente tem o compromisso com a educação para o desenvolvimento pessoal e profissional de milhares de jovens e adultos, sendo uma grande satisfação acompanhar o sucesso de quem começa a carreira nas suas salas de aula.

Desde 1946, são 72 anos que o Senac faz parte da vida dos brasileiros. Desde 1999, são 19 anos em que Roraima faz parte do Senac.

Nossas Unidades: 

Capital:

  • Centro de Educação Profissional Ernane Galvêas, que dispõe de um Centro Pedagógico de Saúde;
  • Centro de Educação Profissional Bernardo Cabral;
  • Centro de Idiomas Paulo do Vale Pereira Filho;

Interior do Estado:

  • Centro de Educação Profissional Antonio Pereira da Silva- Rorainópolis/RR;
  • Centro de Educação Profissional Isabel de Alves de Lima Guerra- Caracaraí/RR;
  • Centro de Educação Profissional João Pereira da Silva- São João da Baliza/RR;
  • Centro de Educação Senac - São Luiz do Anauá/RR.

 

setabranca  Missão

“Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo”.

setabranca Visão

“Ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas por meio da qualidade dos seus alunos”.

setabranca Valores

  • Transparência;
  • Inclusão social;
  • Excelência;
  • Inovação;
  • Atitude empreendedora;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Educação para autonomia.

 

A Marca

senac-1999
senac-2000

 

Organograma

organograma-Senac-2018.08

 

 

 

Você está aqui: Home Institucional Sobre o Senac História
SENAC IDIOMAS