
A programação dos dois dias de evento impulsionou os profissionais dos segmentos no estado
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou nos dias 26 (terça-feira) e 27 (quarta-feira) de novembro, o Salão do Turismo e Gastronomia, iniciativa que tomou lugar no Senac unidade Ministro Ernane Galvêas (São Francisco).
Mais de 460 pessoas compareceram para prestigiar as aulas-show, palestras interativas e city tours, que impulsionaram os segmentos. A programação do evento contou também com a realização dos campeonatos de bartender e confeitaria.

“O Salão de Turismo e Gastronomia do Senac Roraima foi um evento de grande relevância para o setor, proporcionando oficinas que integraram conhecimento prático e inovação nas áreas de gastronomia e turismo. Além disso, os campeonatos de Confeitaria e Bartender destacaram o alto nível de qualificação dos alunos do Senac, conectando-os ao comércio local e reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para o mercado”, disse a diretora regional do Senac, Fernanda Paula Barbosa.
Passeio pela importância do turismo
Alunos, apreciadores e autoridades do turismo se encontraram no Senac São Francisco durante os dois dias de evento para discutir temas relevantes ao desenvolvimento da área, tais como roteiros regionais, governança, desafios, criatividade e inovação. Logo no primeiro dia, os alunos do curso técnico em Guia de Turismo lançaram a cartilha Turismo Seguro, elaborada por eles como projeto de curso.


“Para mim, foi de suma importância as discussões saudáveis que tivemos. Conseguimos entender o turismo na perspectiva municipal, estadual, conseguimos tirar dúvidas, falamos sobre hotelaria e gastronomia. Isso agrega informações na prática”, relatou a aluna do curso técnico em Guia de Turismo, Mayara Garcia.


Com as visitas temáticas aos pontos turísticos de Boa Vista (RR), os turistas inscritos garantiram uma perspectiva privilegiada da história, cultura e monumentos da cidade, guiados pelos alunos do Senac RR.
Gastronomia regional acessível
O Salão do Turismo e Gastronomia do Senac foi um prato cheio para os interessados em aprofundar seus conhecimentos na gastronomia regional. A equipe de instrutores do Senac apresentou uma série de receitas acessíveis e autênticas, com ingredientes locais.
A instrutora Glyciane Almeida, do Senac unidade São Luiz (RR), ofertou a aula-show de bolo caseiro de cupuaçu, e revela que essa receita remete à momentos especiais: “O aroma do bolo assando, a textura da cobertura e o sabor único do cupuaçu nos conectam diretamente com nossas raízes, com nossas famílias e com momentos de aconchego e felicidade”.


Em clima de fim de ano, quem gosta de degustar bons drinks levou pra casa novos conhecimentos sobre tendências e técnicas simples para a criação de bebidas natalinas. O instrutor das áreas de bebidas e serviços do Senac, Paulo Witt, conta que a temática foi um sucesso: “A proposta dessa aula-show realmente agradou a todos, que puderam se sentir conhecedores de drinks”.


Diversos parceiros também marcaram presença, e levaram aulas-show enriquecedoras, como as aulas sobre cafés, além de prestarem apoio crucial para fazer o evento acontecer.
Competição saudável
No turno da noite, as edições dos tradicionais campeonatos de bartender e confeitaria promovidos pelo Senac para valorizar as ações educacionais, esquentaram a área externa da unidade São Francisco com o espírito de competição saudável.


Com os temas coquetéis regionais autorais e aniversário de um ano, respectivamente, os três primeiros colocados de cada campeonato receberam premiações em dinheiro, além do troféu que celebra a vitória de demonstrar com habilidade a excelência do conhecimento adquirido.
O instrutor Paulo Witt conta que nesta edição o campeonato de bartender trouxe um diferencial principal: “Os conhecimentos são ricos, foi além de misturar, mas as técnicas de preparo são encantadoras”. As fontes de inspiração para a criação dos drinks, bolos, e ingredientes utilizados, surpreenderam.

Darlan Sousa, talento premiado com o troféu de primeiro lugar no campeonato de Bartender do Senac RR, deixou o amor dominar e apresentou um drink inspirado em sua namorada. Para ele, a vitória, foi emoção pura: “Estou muito feliz por ter vencido o campeonato, foi bem desafiador por conta de estar competindo ao lado de profissionais tão experientes e talentosos, mas no fim consegui mostrar do que sou capaz”.

Para Diana Moreira, vencedora do campeonato de confeitaria, ir até o fim da competição também representou um desafio, profissional e pessoal, que ela superou: “Depois que caiu a ficha eu fiquei muito contente. Topei o desafio e agora estou aqui! ”.
Edições
Esta é a primeira edição do Salão do Turismo e Gastronomia do Senac RR, décima segunda edição do campeonato de bartender, e segunda edição do campeonato de confeitaria.
Veja o álbum de fotos completo no facebook.
Por Liana Lima, analista téc. de comunicação do Senac RR.





